quinta-feira, 19 de maio de 2011

'O Pecado de João Agonia' no Teatro Turim

“O Pecado de João Agonia”, uma peça de Bernardo Santareno vai estar em cena de 18 de Maio a 29 de Maio no Teatro Turim numa encenação de Rui Luis Brás.


"O Pecado de João Agonia" foi pela primeira vez representada em 1969, no Teatro Capitólio, pela Companhia do Teatro Nacional, numa encenação de Rogério Paulo.


A história, que foca um problema de homosexualidade e da vergonha que isso representava para o próprio e para a família, num país amordaçado, passa-se numa povoação do interior rural, onde a família Agonia aguarda, com alegria e anseio, o regresso de um dos seus filhos, depois de cumprido o serviço militar. Mas uma maldição paira sobre esta família: antes do nascimento de João Agonia, a avó, Rosa, anuncia na sua loucura um "verde destino" do qual João não poderá escapar. João Agonia tenta desesperadamente fugir ao seu destino, recolher-se na clausura da serra e contrariar os seus desejos mais íntimos, esforçando-se por corresponder às expectativas da família. Mas será que nesta luta interna alguém sairá vencedor?


À data da peça o poder do estado e da igreja, assentes no catolicismo, eram a base da estabilidade familiar e as mudanças que se produziam fora do país não entravam. Antigas colónias africanas iniciam os seus processos de independência os EUA invadem a Baía dos Porcos e a Igreja Católica prepara o Concílio Vaticano II. E Portugal está prestes a embarcar na Guerra Colonial, surdo e cego às transformações do exterior. É neste ambiente de profundas alterações de paradigmas sociais cristalizados que Bernardo Santareno escreve O Pecado de João Agonia.


Aparentemente datado, O Pecado de João Agonia continua tão actual quanto o foi em 1969, data da sua estreia: nas sociedades ocidentais laicas e democráticas o lugar da diferença ainda se apresenta, hoje, problemático. O pecado de João Agonia é o pecado que cada um de nós carrega na sua relação com a diferença, ao pressupor uma igualdade que não se constrói. Haverá absolvição para o Pecado de João Agonia?

Fonte: HardMusica

(Cultura Online)

Sem comentários: